Resenha de Abandono, de Meg Cabot

Livro: Abandono #1
Série: Abandono
Autor: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Resenha por: Lucas 
Comprar: SaraivaFnacLivraria Cultura


Sinopse: Pierce tem dezessete anos de idade e sabe o que acontece quando morremos. É assim que ela conheceu John Hayden, o misterioso estranho que fez ela voltar a vida normal — ao menos a vida que Pierce conhecia antes do acidente — quase inacreditável. Embora ela pense que escapou dele — começando em uma nova escola em um novo lugar — confirma-se que ela estava errada. Ele a encontra. O que John quer dela? Pierce acha que sabe… também acha que ele não é um anjo da guarda, e seu mundo sombrio não é exatamente o céu. Mas ela não consegue ficar longe dele, especialmente porque ele está sempre lá quando ela menos espera, exatamente quando ela mais precisa. Mas se ela deixa cair qualquer coisa, ela pode se ver no lugar que ela mais teme. E quando Pierce descobre uma verdade chocante, sabe de onde John a salvou: o submundo.



O Livro de um Todo

Mais uma vez estou aqui para resenhar um livro de uma das minhas autoras preferidas, Meg Cabot. Mais uma vez a autora traz um novo livro sobrenatural com o plano de fundo, a mitologia grega.

Quero começar a falar primeiramente da capa. Sim, ela é linda, porém a escrita do nome da autora e do livro é feita daquele material que se passar a mão, por exemplo o nome apaga e não fica nada bonita.

O livro se baseia na história de Pierce. Uma menina de 17 anos. Após ficar mais de uma hora morta, pelo motivo de um acidente por tropeçar num cachecol e bater a cabeça no chão no fundo da piscina. Nesse meio tempo morta, pode-se dizer que seu "espírito" foi levado para o mundo Inferior. Após ser reanimada e voltar a Terra, sua vida nunca foi a mesma. Os pais se divorciaram, sua melhor amiga morre e John, o garoto misterioso que ela conhece quando criança e sempre surge para Pierce em algum momento de perigo. Ela muda para a cidade natal de sua mãe junto com ela. Isla Huesos é o lugar onde Pierce descobrirá os mistérios e as respostas tanto ela tem buscado, uma cidade onde segredos são guardados e tudo aos poucos é revelado.

"...De perto, seus olhos eram claros na mesma intensidade com que os meus são escuros... Só que os meus olhos têm um brilho quente, com tons leves de âmbar e mel- como ele mesmo havia descrito em um momento afetuoso entre nós dois." Pág. 37

O começo da leitura foi um pouco confuso para mim, pelo motivo de iniciar o livro no futuro e depois de alguns capítulos volta ao presente, assim dificultou a minha identificação com a história.

A construção dos personagens foi bem desenvolvida até certo ponto. Não consegui entender direito um dos personagens mais importantes da história, o John. Como ele apareceu poucas vezes, mais por causa de soluções de problemas ou por relatá-lo no passado de Pierce, para mim não trouxe o que realmente é, ou a história dele.

"...A eternidade é um longo tempo. Então, se eu fosse passar esse tempo com alguém, eu escolheria uma pessoa impossível... mas interessante." Pág 233

Uma roda gigante de emoção, ânimo e humor são típicos da escrita de Meg. Ela conseguiu me prender em alguns momentos por ter cliffhangers em alguns finais dos capítulos. Outros não tive aquele ânimo para me entreter com a história (não estranhem, comigo é normal ter esse tipo de reação com Meg).

O desenvolvimento da história é um pouco envolvente. Primeiramente quando li a contra capa do livro está escrito: "O Sombrio mito de Perséfone ganha cores de Meg Cabot". Porém o livro não gira em torno da mitologia em si, só há respingos de informações que você vai guardando para desvendar depois. Outra falha da Meg no desenvolvimento e até mesmo pode entrar na construção dos personagens, é o relacionamento de Pierce e John. Poucas vezes se encontram, nas poucas vezes que se veem só acontece brigas e confusões. Porém num instante acontece algo e tudo muda intensamente, sem aquela química que Meg sempre traz para o leitor.

Ler ou não ler, eis a questão

Indico o livro, pois a história é gostosa. Meg traz seu bom humor e a leitura é super rápida. Este não é o melhor livro da autora, mas se você for fã, você irá gostar pelo simples fato de ser escrito por Meg Cabot (rsrs).

"... Entendi o que o brilho de seu olhar mostrava. Era triunfo.
Por isso meu coração estava batendo tão forte. Ele era fogo, e eu era inflamável." Pág 256

PS: Este é o primeiro livro da série "Abandono", da autora. O segundo será lançado no dia 13 de Junho e tem como título "Underworld" (Inferno em tradução livre).

Avaliação


CONVERSATION

topo