Resenha de "Como eu era antes de você", de Jojo Moyes

Livro: Como eu era antes de você
Série: -
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 318
Comprar: SaraivaFnacAmericanas



Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento.

O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

O Livro de um ao todo

Como começar a falar de um livro quando você termina com várias cenas que ainda permanece um bom tempo em nossa cabeça? Começando com uma capa linda e que consegue passar para o leitor o que a história quer contar.

Louisa tem 26 anos. É uma menina forte e determinada. Porém é demitida do seu emprego de garçonete. Sua família depende um tanto da renda dela. Seu pai está prestes a perder o emprego, sua mãe cuida do avô que recentemente sofreu um derrame e uma irmã mãe solteira e namora Patrick, um triatleta obsessivo pelo esporte no qual pratica.

Will tem 35 anos. Após um acidente ele fica tetraplégico. Depois do desastre seu ânimo de viver, seu bom humor desaperece tornando-se em um homem egoísta e grosso.

Após Louisa conseguir um emprego como cuidadora de um tetraplégico, tudo é novo, e ela nunca imaginou que um emprego desses poderia mudar sua vida, família, o seu coração e a forma de viver e ver o mundo.

"E, à medida que os dias se passavam e eu notava que sua condição não tinha relação somente com o fato de estar preso naquela cadeira ou com a perda de sua liberdade física, mas por uma série infinita de problemas de saúde, riscos e desconfortos, concluí que, seu eu fosse Will, provavelmente também me sentiria infeliz." Página 45


Jojo traz uma história incomum pelos livros que estão nas prateleiras nas livrarias. Uma história comovente, com um humor negro e uma escrita fabulosa.

Mesmo sabendo que é uma história, porém nos faz mergulhar numa história sabendo que há pessoas como Will. A autora consegue trazer as dificuldades (pessoal e como cidadão), sentimentos que um deficiente vive e sente.

"Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços." Página 220


A construção dos personagens é excepcional. Como a história é contada pela perspectiva de Louisa, e poucos capítulos narrados por alguns personagens, mas eles são narrados tanto pelos que eles sentem quanto a visão deles por Louisa, nos faz ficar íntimos com ela por saber o que ela sente, o que ela faz.

O crescimento do relacionamento de Louisa e Will é feito por vários degraus e nós conseguimos identificar durante o enredo esse crescimento.

Há alguns furos que a autora narra. Um deles é colocar uma ação a Will, cujo o personagem não tem movimentos nenhum, somente no pescoço, ela escreve ele "dando de ombros" e "levantando um dos braços".

Ler ou não, eis a questão

Super indico "Como eu era antes de você". Uma história com uma mistura de um bom humor, romance e drama.

Ele consegue nos fazer refletir como devemos aproveitar a vida consciente. Consegue nos trazer uma moral comovente e confesso, em boas partes as lágrimas surgiram.


Extras: Jojo Moyes também é autora do livro "A última carta de amor", também publicado pela editora Intrínseca.

Avaliação


CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

topo