Resenha de Jantar secreto, de Raphael Montes

Livro: Jantar Secreto
Série: -
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Suspense, Thriller
Páginas: 360
Quatro amigos mudam de Pingo d’Água, interior do Paraná, para a cidade maravilhosa (RJ). No intuito de estudar e conseguirem uma estabilidade financeira, independência e desprender da vida que tinham na cidade do interior. Porém, nada na vida é como os filmes de Hollywood e após quatro anos todos eles estão fadados ao fracasso. Não conseguem emprego na área que estudou, desistiu dos estudos no meio do caminho ou sua personalidade é forte demais para permanecer no emprego. Sem ter dinheiro para pagar o aluguel, pois o país está em crise, os quatro amigos decidem realizar jantares secretos, para que as pessoas tenham uma experiência gastronômica única. O que era para ser apenas algo para resolver o problema financeiro, a obsessão e a ganância sobressaiu e o caminho para o lado negro está cada vez mais perto.

Esta é minha primeira experiência com o autor Raphael Montes. Já tinham me avisado que este camarada é craque na escrita e seus livros são tensos e malucos – no bom sentido – ao mesmo tempo. E tenho que confirmar que isso é verdade. Jantar Secreto foi um livro totalmente diferente que já li e que despertou diversas reações que nos de romance que estou acostumado a ler não conseguiram ativar tais reações.
Dante é nosso narrador. Sua família é rica, mas ele decidiu desprender de suas raízes e andar com suas próprias pernas. Ele se formou em administração, mas como não conseguiu emprego na área trabalha como livreiro. Leitão é um rapaz obeso, que desistiu dos estudos no meio do caminho e é viciado em computação, o nerd e hacker da turma. Hugo é o egocêntrico, formado em gastronomia não consegue para em nenhum emprego, pois sua personalidade e soberba fala mais alto. Miguel é o mais calmo e centrado, formado em medicina, ele estagia em um hospital.
Um grupo comum de quatro amigos tornam-se pessoas especializadas em áreas específicas para o que planejaram em fazer, e mal esperavam o que iria acontecer. O jantar secreto, para sanar a dívida do aluguel, é de carne humana. Algo exótico e prometem uma experiência singular para os que participam. Os clientes são ricos e importantes na sociedade carioca.
A trama narrada em primeira pessoa consegue atrair o leitor em todos os acontecimentos e pensamentos. Conseguimos ter sentimento de amor, ódio e compaixão em diversos momentos. A obra evidencia muito sobre as decisões em momentos de desespero, como uma pessoa lida quando é dado poder, quando há muito dinheiro envolvido e sobre o que a ganância é capaz de fazer com alguém o que ela se transforma. São muitas lições que podemos tirar neste livro, e perceber como a sociedade atual está inclusa em diversos pontos inseridos na obra. #ÉTãoBlackMirror
Sem comentários para a escrita de Raphael. É um autor que tem grande merecimento através de sua escrita, pois ter a capacidade de atrair o leitor do começo ao fim, fazer com que ele se envolva em todas as situações e criar uma dinâmica fascinante sob os conflitos não é para qualquer autor. E nítido como o autor pesquisou vários elementos para a obra, e como expôs de forma objetiva e transparente.
Para os amantes de um thriller, este livro é mais do que recomendado. Estejam preparados para descrições detalhadas, humor negro e ácido carregado nas entrelinhas e uma leitura viciante e chocante. Não há pudores nesta obra, então esteja de estômago pronto para uma leitura eletrizante e sangrenta. Certamente a história ficará em minha cabeça por alguns longos dias.
Resenha feita por mim postada no Capa & Título

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

topo