Resenha de Minha vida - não tão - perfeita, de Sophie Kinsella

Livro: Minha vida - não tão - perfeita
Série: -
Editora: Grupo Editorial Record
Gênero: Chick-lit, Romance
Páginas: 406
Dramas, confusões e uma boa dose de amor são os ingredientes do novo romance de Sophie Kinsella. Uma divertida crítica aos julgamentos errados que uma boa foto no Instagram pode gerar. Cat Brenner tem uma vida perfeita mora num flat em Londres, tem um emprego glamoroso e um perfil supercool no Instagram. Ah, ok... Não é bem assim... Seu flat tem um quarto minúsculo sem espaço nem para guarda-roupa , seu trabalho numa agência de publicidade é burocrático e chato, e a vida que compartilha no Instagram não reflete exatamente a realidade. E seu nome verdadeiro nem é Cat, é Katie. Mas um dia seus sonhos se tornarão realidade. 

Bom, é nisso que ela acredita até que, de repente, sua vida não tão perfeita desmorona. Demeter, sua chefe bem-sucedida, a demite. Tudo o que Katie sempre sonhou vai por água abaixo, e ela resolve dar um tempo na casa da família, em Somerset. Em sua cidadezinha natal, ela decide ajudar o pai e a madrasta com a nova empreitada do casal: os dois planejam transformar a fazenda da família em um glamping, uma espécie de camping de luxo e estão muito empolgados com o novo negócio, mas não sabem muito bem por onde começar. E não é justamente lá que o destino coloca Katie e sua ex-chefe cara a cara de novo? Demeter e a família vão passar as férias no glamping, e Katie tem a chance de, enfim, colocar aquela megera no seu devido lugar. 

Mas será que ela deve mesmo se vingar da pessoa que arruinou sua vida? Ou apenas tentar recuperar seu emprego? Demeter - a executiva que tem tudo a seus pés - possui mesmo uma vida tão perfeita, ou quem sabe, as duas têm mais em comum do que imaginam? Por que, pensando bem, o que há de errado em não ter uma vida (não tão) perfeita assim?

Sempre tive a curiosidade de ler algo da Sophie Kinsella, mas tem muito livro e pouco tempo para ler todos os livros que quero. Já li Louca para casar dela, mas como Madeline Wickham (o verdadeiro nome da autora). Assim que vi a capa de Minha vida – não tão – perfeita, apaixonei com a arte e quando li a sinopse já me interessei mais ainda. Foi uma leitura divertida e a trama correspondeu todas minhas expectativas.

A protagonista Katie está com sua autoestima em frangalhos. Ela se mudou para Londres em busca de realizar seus sonhos e ser bem sucedida. Saiu do interior para conquistar a cidade grande e ser o tipo de mulher que ela encontra nas revistas com bolsas de grife na mão, andando despreocupada com o boleto que está vencendo e indo em direção ao trabalho.

Ela é estagiária em uma agência famosa de publicidade. Sua maior referência é sua chefe, Demeter, uma mulher de meia idade linda, rica, com uma família linda, seu cabelo sempre está retocado, suas roupas são de marcas, sempre está em eventos famosos marcando presença e sua vida profissional está em um nível inexplicável. Ela almeja desesperadamente isso, mas querer não é poder, não é mesmo?

Seu Instagram reflete uma vida que Katie não tem, como: tomando café em lugares chiques, refeições sofisticadas em restaurantes bem localizados nas ruas de Londres. Ela mora em um apartamento pequeno e compartilhando com duas pessoas que mal conhece. Mas a cada dia ela levanta com a esperança que aquele dia será diferente, será a chave para abrir as portas da felicidade.

Quando ela é demitida seu muito desmorona. A única chance de conquistar aquilo que sempre sonhou era ali, naquela empresa, mas agora tudo está perdido. Sem dinheiro, sem emprego, sem amigos ela não vê outra razão de não mudar para a casa dos seus pais e ajuda-lo a transformar a fazenda em um glaming, espécie de camping de luxo. Essa nova fase será algo desafiador para Katie, ainda mais quando um dos clientes é sua ex-chefe que a demitiu meses atrás.

Tive um misto de sentimentos quando comecei acompanhar a história de Katie. Tristeza, pena e cômica. Triste por saber como a vida da protagonista é drástica e cômica por ela vivenciar várias situações engraçadas e inusitadas.

É incrível acompanhar a trajetória de Katie em sua vida não tão perfeita até seu processo de amadurecimento e autoconfiança. É nítido os momentos que a personagem ganha força e começa aprender diversas lições que serve para nós também.

A autora faz uma crítica direta para nós que usamos as redes sociais. Normalmente, só postamos frases, fotos e vídeos de momentos felizes, não é mesmo? Para Katie não é diferente, mas para ela acompanhar a rotina de sua chefe e só ver motivos que sua vida é perfeita a deixa frustrada por buscar várias maneiras de também conseguir chegar nesse nível. Porém, Sophie nos mostrada que não é bem assim, e junto com a protagonista aprendemos que apesar da nossa vida não ser mil maravilhas, podemos encontrar pontos felizes, nos pequenos detalhes ao nosso redor, por exemplo.

Sophie tem uma escrita intimista e leve. Ela em diversos momentos faz com que a personagem divague consigo mesmo sobre coisas de sua vida sem tornar algo enfadonho. Os conflitos apresentados são reais e certamente o leitor irá se identificar com eles e também com a protagonista. É inspirador ver Katie crescer e aprender com as lições que o destino propõe em seu caminho.

Para os fãs de chick-lits essa é uma ótima indicação. Uma obra despretensiosa, que fará você ler devagar para saborear cada situação, diálogo e aprendizagem que Katie encontra em seu caminho. Uma escrita envolvente e engraçada, faz com que a leitura se torne leve e fluida. Amei a experiência de começar a ler Sophie Kinsella com o pé direito. Amei os personagens e a premissa apresentada.





CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

topo