Resenha do Livro Finale, de Becca Fitzpatrick



Livro: Finale
Série: Hush Hush
Autor: Beca Fitzpatrick
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Resenha por: Lucas
Comprar: SubmarinoSaraiva






*Sinopse: Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.

*Eu e o Livro: A série “Hush Hush” foi uma das pioneiras da febre sobre anjos que antes estavam os vampiros. Lembro-me do lançamento da capa em meio avenida dos EUA e todos os blogs falando sobre tal lançamento. Em primeira vista eu não estava lá empolgado para ler, mas como curioso leitor logo comprei após alguns meses de lançamento. Simplesmente me apaixonei pela série. Não é um livro de anjos que vemos por aí falando só sobre o romance em si, mas há ação misturado com histórias sobre anjos.

*O Livro de um ao todo: Falar de “Finale” é como despedir de um amigo que vai se mudar para outra cidade, acabou. Mais uma série para se despedir e não ficarei ansioso para esperar o próximo. O que falar de “Finale”? O último livro da série fiquei super empolgado para ver como acabaria a história de Nora e Patch. Resumindo achei o livro normal, nada de “Oh que livro maravilhoso” ou “Esse foi o melhor livro que já li”. No princípio há um envolvimento com o leitor, mas nenhuma ação para arrancar o fôlego. Após alguns capítulos a história começa a ficar sólida e as páginas começam a ser viradas rapidamente. O livro tem tudo que necessitava. Romance. Comédia (nem tanto). Perdas (uma delas não gostei). Raiva. Revolta e muito mais.
 

Patch no último livro da série não aparece muito. Sim ele é o par de Nora, mas sua partipação no livro em si é mais nos momentos precisos da história como alguma briga ou solução de problemas, pouquíssimas vezes ele aparece para ter algum relacionamento romântico com a protagonista.
 

Dante é novo personagem e importante para a história. Ele foi o braço direito de Hank e agora é como um “conselheiro” para Nora como treiná-la e defendê-la tanto na parte dos nefilins quanto dos anjos caídos.
 

Vee, a melhor amiga da protagonista é como um acréscimo para o livro, para somar páginas, pois ela aparece somente nos momentos de diversão e contar seu segredo. Que segredo!
 

Marcie a carrapato de todos os livros continua com seu posto de insuportável. Seu papel como nova nefilim não mudou nada em seu comportamento.
 

Enfim Nora. No final de “Silêncio” Nora faz o juramento de ser a nova comandante do exército nefilim e se quebrasse tal juramento ela e sua mãe morreria. Ela então fica dividida entre a sua nova obrigação (agora que ela é uma nefilim) e seu namorado Patch um anjo caído. Os nefelins querem guerrear contra os anjos caídos, sendo se Nora apoiar a sua raça, seu namorado correrá grandes riscos.
 

Há momentos que Nora está cansativa e insuportável como “Crescendo”. Ciúmes e falta de sabedoria a atrapalha em grandes decisões, se ela tivesse um pouco de auto controle ela poderia evitar grandes erros.
 

A escrita de Becca é muito clara, mas há momentos necessários na história se torna cansativo, mas é preciso isso acontecer para o desdobramento da história.
 

O final? Achei bonito, mas não como eu esperava.

*Ler ou não ler, eis a questão: Para todos os fãs da série não seja afobado para ler Finale para não se decepcionar, pois ele não é o melhor livro da série. Indico sim a todos a lerem, mas se prepare para empurrar um pouquinho da manivela, mas nada que um pouco de curiosidade para ver o desfecho do último da série não resolva.

“Sei que não posso sentir seu toque, mas sinto seu amor, Nora. Lá no fundo. Isso significa tudo para mim. Eu queria poder sentir você da mesma forma que você me sente, mas tenho seu amor...”

*Avaliação: 4 Estrelas ****

CONVERSATION

topo