[Eu Conto Sobre] Crítica da adaptação do filme Se eu ficar

Olá pessoal!


O assunto dessa coluna hoje é para falar um pouco sobre o que achei do filme "Se eu ficar", adaptação de um livro com o mesmo título. O livro foi lançado alguns anos atrás, mas não fez tanto sucesso assim. Porém, com as notícias da adaptação quem comprou os direitos de publicação foi a editora Novo Conceito.



Não li o livro ainda, então já adianto que vou comentar sobre o que achei do filme. Não sou profissional de cinema, esse espaço é para você que vai ou está pensando em ir e ficar informado do que se trata e o que esperar. Fui na pré-estreia dele quinta feira (28) e foi maravilhoso. O filme será lançado dia 4 de setembro!

Mia (Chloë Moretz) é filha de um ex-roqueiro que desistiu de sua carreira para dedicar a família. Seus pais sempre foram apaixonados por rock, por outro lado, Mia não era tão apegada assim ao gênero. A sua paixão pela música começou por querer aprender a tocar violoncelo. Ela é reservada e tímida, então não tem muitos amigos. Porém, sua vida muda após conhecer Adam (Jamie Blackley), guitarrista de uma banda de rock. O convívio com ele torna-se algo mais profundo, em amor. 

Em certo feriado, a família de Mia decide sair para se divertir. Entretanto, o que era para se tornar diversão, transformou em um verdadeiro desastre. Um acidente de carro faz com que a vida de toda família de Mia e a dela corram risco de vida. Num despertar, Mia se depara com algo tremendamente inusitado, seu "espírito" consegue ver tudo que está acontecendo ao redor. Ela vivenciará momentos intensos e turbulentos e para escolher a vida ou a morte, só dependerá dela.



Soube desse filme logo quando o trailer foi divulgado. Não tinha ouvido falar do livro e nem lido nada sobre. Não dei muita importância para o trailer e assisti de forma aleatória, ao assistir ao filme estava totalmente despreparado do que realmente o filme se tratava, sabia somente sobre que uma menina sofreria uma acidente de carro e seu espírito ficaria enxergando tudo ao seu redor.

Para começar vou falar dos atores. Todos foram ótimos! A química da família e do romance foi algo extremamente importante para cativar o público e fazer com que a história se tornasse envolvente.



Já li alguns comentários que a obra é semelhante com "A culpa é das estrelas", o que é um tremendo engano. As duas adaptações tratam de temas diferentes, o que é similar é a parte do emocional. "Se eu ficar", trata de assuntos profundos.

Ele inicia de forma bem cativante, mostrando uma família feliz, risadas e tudo que uma obra cinematográfica tem para oferecer e fisgar o espectador. Logo no começo vários momentos dos personagens vão te abraçando para você se prender e mergulhar na história. 

O meio do filme já começa a ter vários abalos emocionais. Momentos em que as lágrimas chegam aos olhos pronto a serem liberadas, é como se o seu coração está preparado para qualquer momento desesperador (rs).

Do meio em diante é "Corações partidos". O que ele te conquistou no começo, agora é a hora do seu coração ficar em frangalhos. Fique preparado emocionalmente, porque é muita lágrima vai chegar em seus olhos. Não chorei muito, mas interiormente fiquei extremamente abalado. Para vocês terem uma ideia, a cena final é de tirar o fôlego ao ponto da minha pessoa gritar alto e ficar alguns minutos sentados após o filme terminar.



Li também comentários sobre que o filme é parado. What?! "Comassim"? Tem seus momentos parados sim, como todo drama, mas falar que ele é todo parado é algo equivocado. O filme se torna parado se você não mergulhar na história, em sua essência. 

Ali é mostrada várias lições, o que mais me abalou foram elas. Uma delas é viver a cada momento como se fosse o último. Valorizar todos ao seu redor como se fosse a última vez que iria vê-los. Também tem a lição da escolha e sacrifício, até que ponto você abriria mão do seu sonho para escolher o amor e abrir mão do que você sempre quis.

Leitores! Assistam, por favor! É uma adaptação linda, maravilhosa e irá fazer você refletir sobre tudo ali passado após do filme chegar ao fim. Quando o filme começar, mergulhe nele, pule de cabeça sem medo de ser feliz! Observe cada momento e cena, ali poderá ter uma pequena lição para a vida. 

"Se eu ficar" se tornou um filme para colocar na lista pra assistir mais de uma vez no cinema e para parar tudo que estiver fazendo quando passar na televisão.



CONVERSA

4 comentários:

  1. Eu nunca tinha ouvido falar de Se Eu Ficar até ver o pessoal doido pra ver o filme, então nem sabia do que se tratava. Depois de ler seu post fiquei com vontade de ir correndo no cinema assistir e chorar litros e mais litros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luly!

      Eu também não sabia (rs), estava nesse grupo que nunca tinha ouvido falar do livro/filme. Quando vi esse filme... OMG Me arrependi de não ter conhecido esse livro antes para ler *_* Vá e sei que você vai amar, os conflitos e toda a história é coerente.

      Abraço5

      Excluir
  2. Esse filme. Foi lançado na msm época da culpa é das estrelas....
    culpa das estrelas fez muito "barrulho" e eu não achei nada de especial, não pelo menos no filme . Ainda não li o livro....
    Eu assisti o trailer do "Se eu ficar'
    "
    E falei com minha amiga que Seria muito melhor q a culpa não é das estrelas. ...
    Bom esse dias eu mexendo no pc procurando um filme pra assistir .. qual q eu encontro ?????

    Começo a assistir o filme. Lágrimas e mais lágrimas surgindo quase me afoguei nelas...
    Fiquei chocada por 1 semana. Sou apaixonada pela trilha sonora. Coloco todos os dias pra ouvir.

    Fazia muito mais muito tempo q eu não assistia um filme de romance q me deixasse assim.

    Eu não sabia q tinha livro. Aí meu amigo disse q ttinha o livro.. fui na msm hora na livraria. Cheguei lá. .. e descobri q não existe só o 1 livro mas também o 2 livro que se chama "pra onde ela foi" agora contada com a voz do Adam...
    E como ser pobre é uma bosta.. sp pude compra 1 livro. .. Entãoescolhi o 2 livro.
    E realmente estou apaixonada !!!!!
    Vale muito a pena ler. !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Verônica, ouvi falar mesmo que o segundo livro é muito bom. Ainda não li, mas está na minha lista de leitura =)

      Abraço5

      Excluir

topo