Resenha de A verdade sobre nós, de Amanda Grace

Livro: A verdade sobre nós
Série: -
Autor: Amanda Grace
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance, YA
Páginas: 208
Resenha por: Luke
Comprar:Saraiva


Sinopse: Madelyn Hawkins está cansada. Cansada de ser sempre perfeita. Cansada de tirar A em tudo. Cansada de seguir à risca os planos que os pais fizeram para ela. Madelyn Hawkins está cansada de ser algo que não é, algo que não quer ser. E então ela conhece Bennet Cartwright. Inteligente, sensível, engraçado. A seu lado, ela se sente livre e independente. Uma história que poderia muito bem ter um final feliz, não fosse por um detalhe: Maddie tem apenas 16 anos, e Bennet, além de ter 25 anos, é seu professor.Pressionada pelos pais a participar de um programa para jovens talentos, Maddie pula dois anos do Ensino Médio e vai direto para a faculdade, onde conhece e se apaixona pelo professor de biologia. O sentimento é recíproco, e para dar uma chance àquele novo relacionamento que lhe faz tão bem, ela decide não contar para Bennet sua idade. Não demora muito para que as coisas comecem a dar errado, e as consequências da farsa de Maddie ganham contornos devastadores quando a verdade vem à tona.

Madelyn tem dezesseis anos. Em um programa escolar chamado Runing Star, ela consegue ir para a faculdade adiantada dois anos. Seus pais são exigentes,  ela sofre pressões pelo qual curso a escolher, notas etc. Na aula de biologia, ela conhece Bennet, mas o que impede de um relacionamento nascer ali é que ele é seu professor. Madelyn cansou de ser a aluna exemplar, filha perfeita e certa. Tomar riscos e mergulhar sobre quem é ela mesma, fará com que sua vida tenha reviravoltas.
                
O livro é narrado pelo ponto de vista de Madelyn e é escrito em forma de carta e uma espécie de relato do que aconteceu entre ela e Bennet. A narrativa foi muito inovadora para mim, é a primeira vez que li algo em forma de carta e gostei muito, é como se a carta está sendo escrita para o leitor.

"Em certo momento, decidi que não queria mais ser pressionada. Não queria ser perfeita em tudo, não queria o exato caminho que me levasse a Harvard ou ao MIT. Só queria parar, desafivelar o cinto de segurança e pular do avião, mas não sabia se haveria paraquedas, se teria um pouso seguro."
                
O foco principal da história não é somente o romance, mas sobre o autodescobrimento de Madelyn, a sua busca de se libertar e arriscar de tudo aquilo que estava sendo presa até então. O que ela era exemplar, seus passos começam a sair da linha tênue do correto e alguns erros são cometidos.
                
O livro é lindo e cativante. Apesar da mentira de Madelyn, é compreensível o sentimento ali enraizado. O que ali é escrito é do nível da idade dela, uma adolescente e é algo leve e até mesmo imaturo.

"Mesmo enquanto escrevo isto, realmente acredito que, às vezes duas pessoas simplesmente são feitas uma para outra, e que nós éramos assim. Duas pessoas que combinavam, e, se dois anos não importassem, seríamos essas pessoas ainda hoje."
                
A trama já é instigante quando já começa. A história da protagonista é diferente por esse programa escolar permitir que possa estudar na universidade. A escrita é muito envolvente e muito viciante, para vocês terem uma ideia, na reta final fiquei de onze da noite até às três da manhã para saber o desfecho da história. Porém, me decepcionei em um ponto do desfecho, mas não posso falar (rs).

                
Se você é fã daquele YA gostoso de se ler ao ponto que se torna viciante, leia “A verdade sobre nós”. Uma história que mexe um pouco com suas emoções em determinado ponto, mas algumas lições ali são mostradas de um jeito real. Gostei muito desse livro, uma leitura rápida e gostosa de se ler.




CONVERSA

4 comentários:

  1. Primeira resenha que leio e já me conquistou. Mesmo que YA não seja meu ponto forte, esse me chamou muito a atenção.
    Não sei se pela capa, ou pela história mesmo, ou pela sua resenha... algo nele tá gritando meu nome.
    Tá na lista já!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lele!

      Esse livro é daqueles que você acaba de ler algo intenso e sua cabeça precisa de algo bem leve. Gostei muito dele, apesar de alguns pontos que me incomodaram, mas não perde o crédito de ser uma boa leitura.

      Excluir
  2. Primeira resenha que leio sobre esse livro, Luke e adorei!
    Eu curto livros epistolares e fiquei ainda mais curiosa depois que soube que se tratava disso. Paixão entre aluna e professor? Quem nunca! rs
    Mas, na minha época, não rolava MESMO. Os professores tinham outra postura... pelo menos, nos lugares que eu estudei.
    Vou colocar na minha listinha, quem sabe na Bienal? rs
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nica =)

      Nesse o professor não resistiu a tentação (rs). Eu amei a forma que a história foi narrada e também sobre outros pontos abordados no livro.

      Abraço5
      Luke

      Excluir

topo