Resenha de Cartas de amor aos mortos, de Ava Dellaira

Livro: Cartas de amor aos mortos
Série: -
Autor: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Gênero: YA, Drama, Romance
Páginas: 376
Resenha por: Luke
Comprar:SubmarinoSaraiva

Sinopse: Alguns segredos só conseguimos contar aos nossos maiores ídolos.
Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop¿ apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky.
Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era: encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um, é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.
Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop¿ apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky.Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era: encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um, é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.
Conheci esse livro logo quando a editora Seguinte anunciou o lançamento dele no Brasil. A premissa me fisgou na mesma hora que li, por ser algo inovador. Esse é um livro que gostei tanto que não sei o que falar, pois o que escrever aqui será muito pouco sobre o que senti realmente.
                
Laurel perdeu sua irmã e agora está juntando os cacos do seu coração. Tudo mudou em sua vida após a morte de May. Em uma escola nova, sua professora dá uma lição de casa para escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel então escreve sua primeira carta para Kurt Cobain. Entretanto, ela não para por aí. Outras cartas também são escritas para Amy Winehouse, Janis Joplin, Amelia Earhart, Heath Ledger e outras personalidades famosas já falecidas. Ela não sabia que essas cartas mostraria o caminho do autodescobrimento do seu verdadeiro “eu”. Outras áreas de sua vida ganharão novas cores, como Sky e amizades que farão de Laurel uma nova pessoa.
                
Laurel é uma menina em primeiro momento tímida, após a perda de sua irmã, se fechou para o mundo e qualquer tipo de relação. Porém, ela decidiu buscar ser igual a sua irmã, que ao contrário dela tinha amigos. Ela consegue se enquadrar em um grupo de pessoas totalmente diferente dela e ainda por cima conhece o misterioso Sky.  A morte de May é um mistério, mas aos poucos durante a narrativa é desvendado e o desfecho me surpreendeu.
                
A trama é narrada em primeira pessoa  pelo ponto de vista de Laurel e é escrita em forma de carta para as personalidades falecidas. Durante a história vários momentos de reflexões são jogados no ar e foi o que me cativou mais ainda. Algumas situações há oscilações entre o passado e o presente,  o livro não é divido em capítulos, mas por cartas. As mais lindas são as que ela escreve para o Kurt, nela demonstra mais sentimento e uma conversa desenvolvida como um fã para o ídolo, ou seja, emocionante.
               
A obra já no primeiro momento já se mostra algo triste, quando você começa a ler percebe que há uma carta melancólica durante toda a narrativa. Ler algo para alguém que já morreu e ainda mais conhecida foi extremamente inovador e como a autora juntava momentos da vida dessas personalidades e criava uma comparação com a da protagonista, foi extremamente empolgante e cativante ao se ler.
                
Houve situações que foi cansativo de se ler, como alguns flashbacks do passado, mas logo isso mudava e a autora conseguia prender a atenção. Laurel me incomodou às vezes com muito drama. É compreensível a perda da irmã, mas há momentos que foi desnecessário.
                
Esse livro está recomendado para os fãs de livro que fazem o leitor chorar (rs). Se você é fã de “As vantagens de ser invisível” vai amar esse. Uma escrita fluida, mas com um plano de fundo bem reflexivo juntando uma história emocionante e linda.



                

CONVERSA

2 comentários:

  1. Eu lendo a resenha e me lembrando que o recurso usado pela escritora (cartas para alguém) é uma estratégia que eu, como futura professora, já usei com alunos, para instiga-los a escrever. Só que para pessoas vivas.
    Quero muito ler esse livro, pois quero ver o resultado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilda!

      Faça, pois durante a leitura e até mesmo se fosse comigo iria amar fazer uma atividade dessa <3

      Abraço5

      Excluir

topo