Resenha de Menina Veneno, de Mariana Ribeiro

Livro: Menina Veneno
Série: -
Autor: Mariana Ribeiro
Gênero: Fantasia, Romance
Páginas: 350
Resenha por: Luke
Comprar: Amazon

Sinopse: Audrey Mantovani tem dezessete anos, é filha de um diplomata e estudante de Jornalismo, que adquiriu vasta bagagem cultural em suas viagens ao exterior na companhia do namorado, Frederico Fernandes. Ela seria apenas mais uma adolescente normal vivendo nos anos oitenta, não fosse pelo fato de ter um dom premonitório através dos sonhos, os quais estão relacionados a grandes acontecimentos com repercussão mundial. Decidida a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para mudar o rumo dos acontecimentos, ela passará por cidades como Nova York e Londres.

Como Audrey lidará com a responsabilidade de prever certos eventos futuros? Por quanto tempo ela conseguirá manter o seu segredo preservado da mídia mundial? E quais serão as consequências ao interferir no destino?


Antes de começar a resenha: "Menina veneno o mundo é pequeno demais pra nós dois". Eu sei que foi a primeira coisa que você pensou (rs)

Soube desse livro através da minha amiga Ananda do blog Entrelinhas Casuais. Como ela sabe que amo o gênero New Adult, me informou que a autora estava fazendo parceria com blogueiros sobre o livro.
                
Audrey, mais conhecida como Audi tem um dom peculiar, é capaz de ver acontecimentos do futuro e entrar na mente das pessoas e descobrir os segredos mais profundos da mente. Quando um acontecimento catastrófico está por vir, sua única atitude é querer mudar o rumo da situação. Junto com seu namorado Fred, os dois vão ter que enfrentar o perigo de querer mudar o percurso da história para salvar vidas.
                
Ao entrar na história de “Menina Veneno”, me surpreendi com um banho de nostalgia que a narrativa nos mostra. Todo início de capítulo é iniciado com uma letra de música de alguma banda da época.

Várias áreas como a política, música, comportamento dos anos 80 estão presentes no livro de forma minuciosa e bem construída. A pesquisa sobre acontecimentos ocorridos nessa década foi feita de forma excepcional pela autora, mostrando ao leitor um pouco sobre o que aconteceu nessa década.

Audi é uma personagem bem marcante no primeiro momento, por ter uma personalidade forte. O desejo de mudar o rumo das histórias que ele prever é algo empolgante para os que estão lendo. Fred é o namorado perfeito, e só. Há um personagem inserido na história que pensei que sua participação seria maior e não como uma mera brisa.
                
O começo do livro não me prendeu, foi um pouco desgastante até chegar a metade, depois a história me prendeu e a leitura se tornou fluida. Um dos motivos da leitura se tornar um pouco desgastante foram os diálogos, achei um tanto mecânicos por serem coloquiais demais. Os detalhes como roupas, eu entendi o que a autora quis passar por mostrar ao leitor como era moda da época, mas foram feita de forma excessiva e fizeram com que a leitura ficasse arrastada. Como me acostumei com a escrita depois da metade, a leitura foi crescendo gradativamente.
                
Como leitor assíduo do gênero New Adult, não achei esse livro enquadrado nele. Os elementos para se tornar “New Adult” não foram muito fortes, por exemplo, as cenas de romance profundo que nesse livro só foram insinuadas e não exploradas. Entretanto, a fantasia se faz presente e foi muito bem construída e desenvolvida pela autora.
                
Você que é fã de fantasia  e ama o clima dos anos 80 poderá gostar de “Menina Veneno” . Um livro que aborda não somente um romance ou algo sobrenatural, mas pequenas pinceladas de “aula de história”, de forma moderna.



CONVERSA

1 comentários:

  1. Olá, Luke.
    Apesar de ter achado a leitura cansativa no começo, o seu parecer foi positivo sob alguns aspectos.
    Gostei da resenha. Muito obrigada pela sinceridade no ponto de vista!!!

    Abraços,

    Mariana Ribeiro

    ResponderExcluir

topo