Resenha de Simplesmente Acontece, de Cecelia Ahern

Livro: Simplesmente Acontece
Série: -
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance
Páginas: 448
Resenha por: Luke

Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.
                
Rosie e Alex são amigos desde crianças. São amigos confidentes e que estão sempre lado a lado em qualquer situação. Porém, quando Alex muda para Boston a amizade com Rosie se abala devido a distância. Mas e-mails, cartãos postais e outros meios para se comunicar mantém a ligação entre eles. Os dois carregam um sentimento forte para com o outro, mas o deixa escondido por diversos motivos. Em “Simplesmente acontece” lemos se o amor realmente supera tudo ou com o passar do tempo o acomodamento prevalece.
                
Rosie é uma menina sonhadora. Aquele tipo de amiga que você sempre quer estar ao lado para conversar e viajar nos sonhos que cria. Com os seus 18 anos ela fica grávida e seu mundo vira de cabeça para baixo. Alex está do seu lado, porém do outro lado do mundo. A família de Rosie é muito unida, ou seja, auxilia e apoia no que precisar.
                
Ao ler os momentos da vida de Rosie fiquei com aquela vontade de entrar no livro a abraçar e dizer: “Ei, vou ficar do seu lado até a maré ruim passar”. Ela é muito forte por passar tantas situações ruins em sua vida. Alex por outro lado, apesar de ter momentos conflituosos tem sua vida estabilizada.
                
O livro inteiro é contado através de e-mails, sms, mensagens instantâneas, cartãos postais, bilhetes, cartas, etc. Eu no primeiro momento estranhei, pois não sou acostumado em ler livro nesse estilo (apesar de que Meg Cabot use bastante). Porém, comecei a me acostumar e a leitura fluiu de maneira surpreendente, li 100 páginas num dia.
                
Achei interessante também o amadurecimento de todos os personagens, não somente dos protagonistas. Cada um com sua personalidade e seu jeito marcante. Cada um mostrou sua importância na narrativa e fez com que o a obra num todo se transformasse em várias histórias, pois não é somente a história de Rosie e Alex é contado (mesmo que o foco seja nos dois).
                
A obra tem uma carga dramática, mas por incrível que pareça a comédia também está aliada ao drama. Quando você se emociona em alguma situação, Cecelia consegue de uma página a outra fazer o leitor ri e mergulhar de novo na próxima onda dramática. O que para mim foi algo muito empolgante para a leitura e o enredo.
                
Extraí desse livro uma lição muito importante. A vida passa muito rápida e nossas escolhas no futuro será o nosso arrependimento. Então o que tem para falar, agir faça agora, pois amanhã poderá ser tarde demais e essa lembrança do “eu poderia ter feito” perseguirá a vida inteira.
                
Se você é fã de livros com drama e comédia poderá se apaixonar com “Simplesmente acontece”.  Não se assuste com a grossura do livro, pois a leitura é super rápida e a história de Rosie, Alex e de outros personagens é muito empolgante.
                
O livro já tinha lançado no Brasil com o título “Onde termina os arco-íris”, pela editora Relume Dumará, que hoje faz parte do grupo Ediouro Publicações, mas não fez tanto sucesso. Porém o livro foi adaptado (a previsão de lançamento é para Janeiro de 2015) e a Novo Conceito não perdeu tempo de comprar os direitos de publicação e mudou o título para “Simplesmente acontece”. Eu prefiro “Onde termina os arco-íris” por ter tudo a ver com a história e serem citados a palavra em vários momentos com um sentido especial os arco-íris.
                
Em relação ao trailer do filme já percebemos que mudaram algumas coisas do livro. Então não pense que o filme vai ser 100% fiel, infelizmente. A escolha dos atores pelos poucos minutos deu para ter uma empatia em comparação à obra. Estou muito ansioso para assistir ao filme <3 






CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

topo