[Eu Conto Sobre] Minhas manias como leitor

Como todo bookaholic tenho inúmeras manias. Desde o processo de compra na livraria/internet, onde ficará na estante até o momento de ler realmente. Sim, isso pode parecer loucura, mas até agora não afetou minha saúde. Tenho TOC’s com relação ao manuseio. Sérios problemas de emprestar, não por egoísmo, mas por medo. Já ouvi falar que o intuito do livro é para ser manuseado, dobrado, riscado, etc. Para mim, não vejo por esse caminho. Tenho um enorme cuidado para deixar meus livros o mais intacto possível. Isso pode soar como uma forma negativa? Sim, mas esse sou eu. Prazer, Luke (rs).





Com essas loucuras como um leitor assíduo, mostrarei para vocês algumas de minhas manias.

  1- Vou ao shopping? Vou também bater ponto na livraria
Toda vez que vou ao shopping tenho que ir na livraria, mesmo se já sei que não vou comprar nada ou para pisar dentro e ir embora. Nenhum dos meus amigos sabem dessa minha mania, mas agora poderão saber, então já fiquei atentos: Vai no shopping comigo? Visita na livraria.


2- Você vai aqui e você ali
Todos os amantes de livros têm uma séria decisão quando os acumulam demais, organizá-los. Quando eu tinha 35 livros organizava aleatoriamente, seguia aquela intuição lá do fundo da alma para decidir qual livro fica aonde. Porém, outras ‘crianças’ foram chegando e me levando à decisão de fazer uma mudança de organização. Fui pesquisar e encontrei: Por tamanhos, ordem alfabética dos autores e dos sobrenomes, cores, editoras, entre outras formas. A minha escolha foi por editoras, por achar que ficariam bonitos (vaidade, tudo é vaidade) e de fato ‘cada um no seu quadrado’.


3- Marcadores na livraria? É meu! Bottons? É meu também!
Tenho a mania de colecionar marcadores e bottons de livros. Marcadores tenho um número bem considerado, já os bottons precisam de mais ‘irmãos’. Acho que veio no DNA bookaholic: Amar livros > marcadores > bottons > tudo que se remete a livros. WOW já posso até fazer pós em Livrologia, já tenho minha tese O/


4- Um aroma inebriante
A sensação do tocar... O perfume invadindo minhas narinas de forma descontrolada... AH! Sensação única. Todo livro que compro ou ganho, a primeira coisa que faço é? Cheirar. Cada livro tem um cheiro e sempre marco na memória o cheiro quando for ler. Já até nomeei alguns cheiros como: Cheiro de novo lançamento, aroma mediano, fragrância de editora X. Já vou montar minha coleção de perfumes. Vou fazer sucesso nessa blogosfera e sobre minhas pesquisas e será publicado. 




5- Ai meu coração! </3
Esse é o grito do meu âmago quando me deparo com alguém dobrando a lombada, folha ou até mesmo marcando as páginas com aquela orelha do livro. Eu sei que isso pode parecer doentio, mas não tem jeito. Os pelos do meu braço se arrepiam e tenho que controlar a respiração. Ai mentira gente, não é pra tanto (rs). No entanto, tenho dificuldade de ver esse tipo de imagem na minha frente. Sim, já tiveram pessoas que ficaram bravas comigo após dizer: "Por favor, não faça isso".


Essas foram algumas das minhas manias. Se eu lembrar de mais vou fazer a parte #2. Agora me contem as suas!






CONVERSA

4 comentários:

  1. Ei Luke!
    Me identifiquei tanto que até dói haha. Impossível ir no shopping e não entrar na livraria, fazer um "assalto" aos marcadores no caixa e sofrer por sair sem comprar nada. Quanto à organização, atualmente os meus estão por editora, mas meio que não estão cabendo mais, então não sei o que fazer! Morri nesse "fragrância de editora X", achei que só eu reparava que determinadas editoras tem um cheiro característico parecido em todos os livros haha cheirinho de livros <3. E nem me fale de pessoas que dobram capas de livros e afins, tenho que me segurar nos ônibus da vida pra não cutucar e pedir pra parar.
    Leitor é um bicho estranho!
    Beijos!

    www.secaoreservada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula <3

      Abraça porque nos identificamos, ou seja, temos TOC ahahahah

      Abraço5

      Excluir
  2. HAHAHAHAHA acho que essas manias são da maioria dos leitores.
    Eu já fui pior. Hoje em dia, continuo tendo MUITO cuidado com meus livros, mas já não me importo se um livro muito grande quebrar a lombada durante a leitura, ou se a capa fica com as bordas amassadas. Só não consigo usar a orelha para marcar página (isso é demais pra mim) ou escrever nos livros.

    Me identifiquei demais com o post. hehehe

    Amanda Melanie
    Literatura em Série

    ResponderExcluir
  3. Hey Amanda!

    Eu já tentei ser menos problemático com isso, mas minha voz interior gritando todas essas manias falam mais alto rsrsrsrs

    ResponderExcluir

topo