Resenha de Quando Saturno voltar, de Laura Conrado

Livro: Quando Saturno voltar
Série: -
Autor: Laura Conrado
Editora: Globo Livros
Gênero: Chick-lit
Páginas: 248
Resenha por: Luke



Deborah jamais pensou que chegando à casa dos trinta anos sua vida iria mudar da água para o vinho. Isso ficou a encargo do Retorno de Saturno, um fenômeno astrológico que ocorre quando a pessoa chega perto dos trinta anos e é responsável por grandes mudanças como resolver coisas do passado, reavaliar o presente e criar novas expectativas para o futuro. Isso acontece com Deborah que namora há quatro anos Sérgio, estudante de medicina. Ela sempre teve o sonho de casar, também trabalha como assessora de imprensa para um time da segunda divisão, o que dá grandes dores de cabeça por conta do seu chefe e Cia limitada com perturbações. Em uma viagem ao Chile a trabalho, ela conhece Saphira, uma cigana que dá a notícia sobre o fenômeno astrológico. Voltando para o Brasil as mudanças começam a mostrar a ela que é preciso que isso tudo ocorra para o seu amadurecimento e mostra-la que o amor não depende de estar com alguém, mas sim a começar de nós.
            
As protagonistas de Laura sempre trazem algo forte dentro de si. São independentes, maduras e audaciosas e não levam desaforo para casa. Essas características podem ser encontradas em Deborah também, mostrando que é gente como a gente e que está sujeito a sofrer, aprender e tirar lições de várias situações da vida, sendo boas ou ruins.

"Quase ninguém se importa com Saturno, só com seus anéis, assim como na vida poucas pessoas se importam com a verdade da alma. Estão todos ocupados demais vestido o cuerpo"
            
Esse para mim é o melhor livro da autora. Já li outros livros, mas é notável a evolução de sua escrita. Com uma premissa instigante envolvendo astrologia e de tratada de maneira leve e natural, diálogos envolventes e um enredo construído com muito esmero. A astrologia fica como plano de fundo dando enfoque às mudanças da vida de Deborah, mostrando-a cicatrizes mal curadas que devem ser abertas novamente para tirar sentimentos guardados, para assim, cicatrizadas. Relacionamentos que precisam ser reavaliados e ter a consciência de que mudanças são necessárias para o seu crescimento, em todas as áreas de sua vida. Criar novos planos, sonhos e tantos outros projetos que estavam engavetados. O romance nos traz suspiros acompanhados com água e açúcar.
            
A história é narrada pelo ponto de vista da protagonista e assim somos meros observadores do inesperado na vida dela. Conseguimos compreender seus sentimentos, falhas, atitudes e perceber quão necessitada ela precisava desse acerto de contas de Saturno. Também podemos reparar uma escrita contendo reflexões para a nossa própria vida, questões que talvez nunca parássemos para pensar e chegar alguma conclusão.

"...mas é o amor que damos que nos cura."
     
Para quem é fã de chick-lit é uma ótima dica. Uma leitura ágil e fluida irá te prender do começo ao fim. Não é um livro tratando de conflitos aleatórios, mas sim, conflitos sérios e que estão a nossa volta ou dentro de nós. Conseguimos criar empatia com os personagens e torcer para que tudo termine bem. Laura Conrado entrou na casa nova com o pé direito, esbanjando seu talento com um livro que trata de pessoas comuns e uma história  inspiradora.



CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

topo