Resenha de O amor nos tempos do ouro, de Marina Carvalho

Livro: O amor nos tempos do ouro
Série: O amor nos tempos do ouro
Autor: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Gênero: Romance de época
Páginas: 328
Resenha por: Luke

Após Cécile Lavigne perder seus pais e seus irmãos, sua viagem de seu país onde nasceu, a França, para o Brasil é de muita tristeza e desesperança. Trazida pelo seu tio Euzébio, único parente vivo, será obrigada a casar com Euclides de Andrade.  Quem terá a missão de leva-la até a casa do futuro marido,  é Fernão, um explorador de ouro. Até o destino final, Cécile viverá grandes emoções e também um choque cultural. Para ela, o casamento só seria aceito sentisse algo puro e inabalável por alguém. O que está prestes a sentir isso e muito mais.

Sou leitor assíduo de Marina Carvalho há um bom tempo, e tive o privilégio de acompanhar sua evolução na escrita através de vários livros lançados. Dessa vez, ela entrou em um novo nicho narrativo, romance de época. Tenho a felicidade de constatar que ela fez um excelente trabalho, e para mim, ela não saía tão cedo desse gênero. “O amor nos tempos do ouro” é o melhor livro da escritora.
Cécile aparenta ser uma menina mimada e esnobe. Vindo de família nobre da França teve uma criação um tanto singular comparado como a do Brasil estava acostumado. Sua criação foi livre, e uma das vontades do pai era que ela se casasse por amor e não por status ou arranjo com alguém. Porém, quando sua família morre, ela será obrigada se mudar para o Brasil com seu único parente vivo. Ela se mostra alguém que ela nunca foi. Audaciosa, com uma personalidade forte e amorosa, Cécile foi mostrando para o leitor o quão corajosa pode ser. Fernão, um homem que lucra de exploração e trocas de favores com fazendeiros, é responsável para levar a jovem Cécile para a casa do seu futuro marido, um homem velho e cruel. Ele não gosta de mulheres frescas e metidas, e seu preconceito inicial com Cécile é que ela seja dessa linha. Porém, as atitudes da jovem foram se mostrando ao contrário e algo em seu coração bateu mais forte.
Eu tive receio antes de ler o livro, por pensar que a autora traria um teor mais histórico e o romance ficasse em segundo plano. No decorrer das páginas isso foi mostrando nitidamente. De forma equilibrada, Marina trouxe um contexto histórico, pois todo romance de época deve trazer para o leitor compreender, e também o romance de uma forma leve e cativante.

Porém, Cécile, pode até não parecer, mas possuo um coração e ele às vezes toma as rédeas da minha vida.
O livro é narrado em terceira pessoa, que proporciona o leitor ter uma visão panorâmica para entender os personagens num todo. A trama também contém o diário de Cécile que expressa seus sentimentos vividos em determinados momentos, e também cartas que Fernão escreve para a ela. Esse conjunto de elementos foi importante para a narrativa.
Acredito que o livro deve trazer em algum momento para o leitor um momento de reflexão. Momento que desperte sentimentos, pois isso é imprescindível para o leitor se envolver com a história e personagens. Isso aconteceu comigo. Foi muito forte ler situações que há muito tempo as pessoas viviam. Mulheres e negros eram desvalorizados e discriminados. Isso trouxe uma revolta e me fez refletir que atualmente há resquícios do passado.
Marina Carvalho traz uma escrita instigante e deliciosamente envolvente. Quando comecei a ler não quis mais parar, o que fez com que a leitura ser fluida e ágil. Dos personagens cativantes, os conflitos sérios aos acontecimentos históricos da época. É perceptível que a autora se preocupou em fazer uma pesquisa e trouxesse uma obra de qualidade.

Quando os inimigos interiores são combatidos, os inimigos de fora nada podem contra ti.
Tenho que ressaltar como está linda a edição de “O amor nos tempos do ouro”. A editora caprichou na capa que reflete muito à história, a diagramação e a arte.
Para você leitor fã de romance histórico, “O amor nos tempos do ouro” é uma ótima indicação. Leitura envolvente, com personagens que certamente irá se identificar, trama com conflitos sérios. Se você ler, espero que também tenha um momento de reflexão trazendo um paralelo para os dias atuais em situações ali vividas na época. Trajetória de uma mulher corajosa, que passa por momentos muitos difíceis, mas com pessoas que se importam e um amor avassalador, tudo pode ser combatido.

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

topo