Resenha de A fúria e a aurora, de Renée Ahdieh

Livro: A fúria e a aurora
Série: A fúria e a aurora #1
Autor: Renée Adhieh
Editora: Globo Alt
Gênero: Romance; Ação; Fantasia
Páginas: 336
Resenha por: Luke
A cada amanhecer na cidade de Khorasan toda a população já sabe o que esperar: uma donzela é assassinada. O responsável das mortes é o jovem governante, rei Khalid. Todos os dias uma garota é escolhida para ser sua noiva, com a sentença de sua morte. Sharezade se voluntaria ser a próxima, por um simples motivo: vingança. Sua melhor amiga, Shiva, foi morta pelas mãos do rei. Ela vingará a morte da amiga e dará o máximo de si para que isso nunca mais aconteça, pois seu intuito é matar Khalid.

Na primeira noite em que se conhecem, Sharezade seduz Khalid com suas histórias. Seu dom é especial ao ponto de prender a atenção do rei até a aurora, conseguindo se salvar. Isso acontece sucessivamente e a garota tem uma nova chance de sobreviver e encontrar a fraqueza do califa para aniquilá-lo. Porém, eles não esperavam que um sentimento puro e sutil invadissem as rachaduras que protegem seus corações. Confusões, dúvidas e segredos serão bases para impedirem que prossigam para algo a mais. Sharezade nunca pensou que seu maior inimigo ganhará um espaço em seu coração e vice-versa.
Quando iniciei a leitura deste livro não estava com muitas expectativas. Porém, dei uma chance para quem sabe prender minha atenção e se tornar uma leitura satisfatória. Ao finalizar, fiquei muito feliz em dar uma chance, pois esse livro é maravilhoso. A obra é uma releitura do clássico “As mil e uma noites”. Nunca tive contato com a obra, então não terei competência para tal comparação minuciosa.
Sharezade é uma garota audaciosa, corajosa e outros tantos adjetivos. Ao despertar o sentimento de vingança, se mostrou ser leal a sua melhor amiga assassinada ao ponto de arriscar sua própria vida. Shazi não é de cruzar os braços quando algo afeta as pessoas que amam. Porém, sua inteligência também é uma de suas virtudes, pois utiliza de seu dom para se sobreviver. Após contar uma história, um novo dia começa e logo ela terá que conseguir outro jeito para sobreviver. Enquanto isso buscará todos os meios de conseguir algo que possa atingir seu objetivo de matar Khalid. O relacionamento dos dois começa a instiga-la, pois sentimentos jamais imagináveis naquela situação despertam no coração da moça. Khalid é um homem frio e pragmático. Ele não acredita no amor, pois percebe que esse tal sentimento é banalizado. No entanto, ele poderá está prestes a viver intensamente tal experiência 

Mas não estou aqui para lutar. Estou aqui para vencer.
A história é narrada em terceira pessoa, o que possibilitou da autora explorar vários personagens e faz com que o leitor compreenda os diversos pontos de vistas, ações e sentimentos. Os personagens foram muito bem construídos, destacando suas personalidades, histórias e motivações. Até mesmo os secundários ganharam seu espaço e tiveram sua importância em momentos precisos na trama. Porém, a tensão e a química entre os personagens são nítidas, isso fez com que torcesse pela união dos dois.
Renée Ahdieh tem uma escrita fascinante. Soube muito bem construir personagens profundos e conflitos densos. Ela tem a capacidade de transpor o leitor para dentro da trama, fazendo com que ele envolva com as histórias dos personagens e suas escolhas. O leitor deve ficar atento, pois Renée possui uma sagacidade de inserir mensagens nas entrelinhas. No início fiquei confuso com os nomes dos personagens e nomenclaturas serem árabes, mas nas primeiras páginas há um glossário dando o significados das palavras.
A parte gráfica da Globo Alt está excepcional quanto a obra. A capa trazendo elementos contidos na história, a diagramação proporcionou com que a leitura ajudasse a se tornar fluida e envolvente – apesar da escrita da autora ter sido o principal motivo. É nítido o cuidado da editora para o livro a ser exposto ao leitor.

Na minha vida, a coisa mais importante que aprendi é que ninguém alcança a plenitude de seu potencial sem o amor dos outros.
Para os fãs de romance, ação e fantasia, “A fúria e a aurora” é um livro recomendado. Com uma mistura de gêneros, é possível alcançar diferentes gostos. Uma história de vingança, amore improváveis e segredos. A fantasia não é tão explorada, mas é perceptível que no próximo livro ela terá mais espaço.
História fascinante, escrita envolvente, aventura motivadora e um trabalho gráfico feito com esmero. Um conjunto de elementos que tornou “A fúria e a aurora” em uma leitura que superou todas as expectativas. Foi finalizado criando grande expectativa para o próximo volume.

 

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

topo