Resenha de "O Teorema Katherine", de John Green

Livro: Teorema Katherine
Série: -
Autor: John Green
Páginas: 304
Resenha por: Lucas
Comprar: Saraiva, Fnac


Sinopse
 
 
Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.

Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.


Eu e o Livro
 
 
Me interessei por ler "O Teorema Katherine", por causa do autor. John Green conseguiu me conquistar como leitor uma leitura agradável de se ler no "A culpa é das Estrelas". Todavia, O Teorema Katherine não conseguiu me conquistar e tive um decepção literária.
 
 "Sou bom em códigos e coisas assim. E sou bom em, tipo, truques linguísticos, como anagramas. Para falar a verdade, isso é o que eu mais gosto de fazer. Posso criar anagramas para qualquer coisa." Pág. 106
 
O Livro de um ao todo
 
 
Colin é um verdadeiro geek (nerd), viciado em fazer anagramas e é um prodígio quando o assunto é estudos. Colin como personagem deixou muito a desejar, pois poucos momentos ele conseguia me trazer para a história e de uma forma de "tentar" me envolver, e que foi uma tentativa ineficaz.
 
Um dos personagens que mais me atraiu foi o amigo de Colin, Hassan. Ele é descendente de família islâmica e seus pais seguem a risca aos rituais. Ele é muito engraçado e faz o livro ter uma parte atrativa e cômica.
 
O Teorema Katherine é um livro complexo e John Green consegue em alguns momentos nos fazer entrar na história, mas não consegui entrar completamente pelo fato de o livro não ter um verdadeiro foco e objetivo. Sim, o teorema em que ele faz tem algum sentido, mas não há um mundo verdadeiro envolvente. O livro tem vários planos cartesianos, e o interessante no final tem as notas explicando especificamente cada plano.
 
Outra ressalva no livro são as notas de rodapés que o autor cria na história. Ele consegue interagir com os rodapés juntamente com a história de uma forma engraçada e bem construída.
 
A escrita de John Green como disse é muito bem escrita, tanto no livro anterior quanto esse, mas em O Teorema Katherine ele não conseguiu me levar em algum destino, quando terminou o livro fiquei perdido ao léu.
 
A construção dos personagens foi bem sucedida, mas a história em si faltou bastante coisa para conseguir levar o leitor a se envolver e vivenciar o que o personagem está vivendo.
 
"Ele queria ter um melhor amigo, uma Katherine e um Teorema. E depois quase três semanas em Gutshot, tudo parecia estar pior que antes." Pág. 176
 
Ler ou não ler, eis a questão
 
Indico especificamente este livro para os fãs de John Green, se você gosta do autor e se identifica com sua escrita leia e até mesmo tenha sua própria opinião se realmente o destino do livro existe ou não. Para você que vai ler a primeira vez o livro do autor, aconselho a você ler "A Culpa é das Estrelas" para depois ler este, para não se decepcionar.
 
 
Avaliação
 
 






CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

topo