Resenha de Forbidden, de Tabitha Suzuma

Livro: Forbidden
Autor: Tabitha Suzuma
Gênero: Romance; YA
Páginas: 432
Resenha por: Luke


Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.
Soube desse livro através da Gabi, do blog Livros e Citações. Ao ler sua resenha senti muita vontade de ler, enfim li e estou tentando me recuperar após ter terminado.
                
A vida de Maya e Lochan poderiam ser de dois irmãos aparentemente comuns. A mãe é alcoólatra e despreocupada com seus filhos, deixando então Maya e Lochan para cuidar de Willa, Tiffin e Kit. Todo auxílio como escola, alimentação, educação é dada a responsabilidade para eles. Porém, o que poderia ser tão desgastante, algo mais intenso nasce entre eles. Eles se apaixonam perdidamente, um amor ali é despertado e enraizado. O incesto é um dos segredos entre eles e não sabem o que irá acontecer após o primeiro beijo.
                
Quando soube desse livro minha primeira atitude a fazer foi pegar todo meu preconceito sobre o assunto “incesto” e colocar dentro de uma caixa na minha mente e trancá-la. Queria me desprender totalmente do “proibido” e tentar entender o porquê desse amor entre eles.


"Família: a coisa mais importante de todas. Meus irmãos podem me levar à loucura, às vezes, mas eles são o meu sangue. Eles são tudo que eu conheço. Minha família sou eu. Eles são minha vida. Sem eles eu ando sozinho no planeta."
                 
O livro é narrado pelos pontos de vistas de Maya e Lochan. Ele é o menino invisível na escola, porém é esforçado e inteligente. Maya por outro lado é um pouco mais comunicativa. Em casa os dois fazem o papel de pai e mãe, do acordar as crianças até colocar para dormir é por conta deles. A opção da autora de colocar nos dois pontos de vistas foi essencial para entender o que se passa na mente de ambos para compreender os seus sentimentos.
                
A autora fez um trabalho excelente na construção na relação dos dois irmãos. Vários momentos durante a leitura eu me esquecia da nomenclatura “irmão” e via os dois como um casal normal, sem nenhum impedimento. Entretanto, minha mente me alertava: “Ei, eles são irmãos”. Não de forma repulsiva, mas para nortear o caminho que estava percorrendo.


"Ele é minha alma gêmea, me ar fresco, a razão pela qual eu levanto todas as manhãs. Eu sempre soube que o amava mais do que qualquer coisa nesse mundo - e não apenas de modo fraternal."
                
Todos já sabem que o amor entre eles é “impossível e proibido”, mas ficou repetitivo isso no livro. A autora frisou muito isso e me incomodou. Também não gostei de como a história terminou, em conversa com uma amiga que também já leu, chegamos à conclusão que a autora teria várias opções para terminar, mas ela escolheu uma forma que já esperava, mas torcia que não acontecesse.
                
A escrita de Tabitha é fluida e muito envolvente. Os diálogos  e desenvolvimento foram bem construídos sem deixar pontas soltas.


"Eu me recuso a deixar os rótulos do mundo exterior estraguem o dia mais feliz da minha vida. O dia em que beijei o garoto que sempre esteve em meus sonhos, mas nunca me permiti aceitar."
                
Recomendo muito esse livro. Porém, já adianto, deixem o preconceito de lado e mergulhem no mundo que a autora criou. Esse livro é emocionante, cativante e mostrou que como um amor pode nascer entre irmãos (já ouvi histórias verídicas). 

O livro será lançado em Agosto aqui no Brasil pela editora Valentina, intitulado de "Proibido". A autora gravou um vídeo para os leitores brasileiros explicando um pouco mais sobre a história, para assistir clique aqui.






CONVERSA

1 comentários:

  1. Book trailer (fanmade) de Proibido. Dêem uma olhada.
    http://www.youtube.com/watch?v=JfF-RcRobLk

    ResponderExcluir

topo