Resenha de A menina dos olhos molhados, de Marina Carvalho

Livro: A menina dos olhos molhados
Série: -
Autor: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Gênero: Romance
Páginas: 296
Resenha por: Luke
Quando Bernardo tinha 14 anos, na cidade de Iriri, avistou em uma casa uma garota linda, tímida e a apelidou de “A menina dos olhos molhados”, pelos olhos brilhantes que ela tinha. Anos se passaram e o rapaz se tornou um jornalista com o talento no sangue de ser curioso, comunicativo e ter o desejo de buscar a verdade. Esse talento o destacou tanto que ele trabalha num dos mais famosos jornais impressos de Minas Gerais.

Quando o editor-chefe informa que ele terá que ser mentor de uma estagiária, sua atitude colérico se manifesta. Ele não quer ninguém grudado nele enquanto faz seu trabalho. Mas ele terá que aceitar que Rafaela, a estagiária, estará com ele para cobrir acontecimentos, cobertura de imprensa e ir em busca de furos de reportagem. A relação entre eles não será nada agradável, pois os dois não se gostam. Porém, acontecimentos mostrarão que o ódio pode ser o amor escondido lá no fundo do coração. Rafaela e Bernardo são água e óleo, mas quando aquele sentimento avassalador bate em nossa porta não há como dispensá-lo, apenas dar boas vindas. O jovem jornalista também verá que o passado pode se mostrar tão presente em sua vida.
Li logo quando lançou Azul da cor do mar, e gostei bastante da história. Primeiro por ser um dramalhão, segundo por ser ambientado em minha cidade (Belo Horizonte) e terceiro por ter um plano de fundo o jornalismo, no qual é a área que estudo. Porém, ao me deparar com  A menina dos olhos molhados tomei certo susto por achar algumas coisas pelo pontos de vista de Bernardo. Gostei da história, pois Marina tem a capacidade de envolver o leitor, mas alguns pensamentos do protagonista não me agradaram.
Bernardo teve uma relação conturbada, isso se acarretou em fechar seu coração para o amor, apenas relações casuais. Se no livro pelo ponto de vista de Rafaela evidenciou a postura dele com relação a ela no começo da história, no de Bernardo se intensifica. Ele mostra ser uma pessoa egoísta, irritante e machista, através de seus pensamentos lidos pelo leitor e atitudes. Ele muda, sim, mas com relação a Rafaela e não ao seu pensamento um tanto retrógrado.
A construção de Rafaela foi muito bem apresentada em seu livro, por ser uma menina sonhadora, forte e madura. Já Bernardo mostrou mais seus pontos negativos do que os positivos. Muito de sua postura pode ter sido mostrada no começo da trama, mas ter sido mais exposta depois, mostrando que ele não só mudou com sua parceira de trabalha, mas também com relação a outras coisas, por exemplo, que deu muito certa a presença feminina na editoria de jornalismo investigativo e que a mudança de sua editora, Luciana, de dar um toque feminino neste ambiente dominado pelos homens e nas matérias foi muito bem sucedida, ou seja, ter desconstruído tal comportamento. A obra se mostrou para mim não apenas um romance entre dois colegas de trabalha, como o leitor acompanha os pensamentos de Bernardo, nos mostrou muito de sua personalidade e vários questionamentos quanto a ela.
Todos os capítulos há textos retirados do Código de Ética dos jornalistas e do Manual de redação e estilo do Jornal O Estado de São Paulo. Como estudante de jornalismo gostei muito de ler alguns textos dados em sala de aula, e perceber o quanto é verdade que o Código de Ética dos jornalistas é ferido constantemente em todas as mídias. A trama também mostra várias funções que o jornalista exerce no jornal impresso, expondo as coisas certas a se fazer e também as erradas.
A escrita de Marina é envolvente e instigante. Ela é objetiva nas descrições e diálogos, o que gosto bastante. O enredo é bem construído sem deixar pontas soltas e a autora nos presenteia no final com um capítulo extra, para sabermos mais sobre Bernardo e Rafa.
Para os fãs da autora e de romance poderão gostar deste livro. Há romance, ação e um pouco de drama. Eu gostei da obra, só o que não me agradou foi alguns pensamentos de Bernardo.
Tenho que dizer que a arte deste livro está maravilhosa. As cores e o desenho da capa e diagramação bem estruturada. Globo Alt está de parabéns que a cada edição dos seus livros mostra quanta beleza e carinho.

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

topo