Resenha de Rumo ao Sul, de Silas House

Resultado de imagem para capa do livro rumo ao sulLivro: Rumo ao Sul
Série: -
Editora: Faro Editorial
Gênero: Drama
Páginas: 272
A cidade de Cumberland está vivendo uma terrível tragédia. Uma forte chuve está devastando a cidade ao ponto de destruir casas e deixar diversas pessoas desabrigadas. Pastor Asher Sharp é um homem pacato e líder de uma igreja na idade, onde mora com sua esposa Lydia e o filho Justin. Certo dia, o filho do pastor desaparece por achar que ouviu o cão de estimação latindo em um lugar distante. Os pais desesperados vê o seu filho sendo salvo por Jimmy e Stephen, um casal homossexual que mora na região.
Por agradecer ao casal e vê a situação difícil, por ter sua casa devastada, o pastor oferece abrigo aos dois, mas há uma grande resistência vinda por Lydia, por seguir o caminho da religiosidade não aceita que os dois fiquem debaixo do mesmo teto que ela e seu filho.

Por viver uma situação tão delicada, o pastor se vê em conflito ao ver o casal indo embora embaixo da chuva forte e o passado, em que seu irmão também era homossexual vem à tona. O que mais impacta Asher é que o casal começa a frequentar a sua igreja e isso fará com que ele lide com uma situação nunca vivida e tenha que tirar a viseira da religiosidade e escolha a viver o primeiro mandamento que Deus deu aos homens: “amai uns aos outros como a ti mesmo”.


A trama narrada em terceira pessoa, mostra duas situações delicadas: a destruição da natureza em que pessoas estão em estado totalmente desolado, que vê sua casa destruída sem a opção de levar nada como lembrança, e também o fato da religião ser confrontada com que as pessoas julgam e sobrepõe o pecado da ajuda aos que precisam.

O livro segue uma linha do pastor Asher com descobertas, confrontos, lembranças que servirão de base para compreender melhor não apenas a situação recente que viveu com o casal homossexual, mas também com seu irmão que também era. No decorrer das páginas é possível identificar o amadurecimento vindo do personagem e como ele começa a se preocupar primeiramente em dar amor ao invés de julgar e sentir superior ao outro, por achar que é mais santo do que o próximo.


É uma história forte e impactante. Principalmente para mim que sou cristão e já vi nas igrejas pessoas com o mesmo pensamento que Lydia, a esposa do pastor Asher. Pessoas que andam com uma viseira espiritual, que sua única ação ao se deparar com o próximo é o julgamento, ao invés de dar amor e até mesmo cuidado quando é necessário.

A escrita do autor é fluida, sensível e envolvente, fazendo com que o leitor mergulhe na história e também se coloque no lugar do protagonista em meio as suas divagações. O livro está com uma edição primorosa, com capítulos pequenos e uma capa simples, mas todo livro em si é perceptível que a edição foi bem trabalhada. 





CONVERSA

1 comentários:

  1. Adorei as suas impressões Luke. Rumo ao Sul é um livro que todo cristão deveria ler e também as pessoas de mente fechada. Eu amei essa história. O amadurecimento dele em relação ao amor, em relação àquilo que Deus quer realmente de nós, é incrível. Bj

    ResponderExcluir

topo